ANÁLISES CROMATOGRÁFICAS DE CERVEJAS OBTIDAS COM LEVEDURAS RECICLADAS

Autores

  • Fábio da Silva Franco
  • Daniela Defavari do Nascimento Fatec Piracicaba Deputado Roque Trevisan
  • Gisele Gonçalves Bortoleto Fatec de Presidente Prudente

Palavras-chave:

ANÁLISES CROMATOGRÁFICAS, CERVEJA, LEVEDURA RECICLADA

Resumo

A cerveja é uma bebida obtida através da fermentação alcoólica do mosto, este elaborado por ingredientes como o malte, lúpulo, água e adjuntos. O processo de fermentação alcoólica implicará na transformação de açúcares em etanol, dióxido de carbono e outros compostos responsáveis pelo aroma e sabor da bebida.

De acordo com o anuário da cerveja de 2021 publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, houve um crescimento de 12% do número de cervejarias registradas no Brasil, resultando em número total de 1549 cervejarias registradas e 35741 produtos registrados para a cerveja . Neste sentido, com essa crescente quantidade de cervejarias e produtos relacionadas à cerveja, se faz de grande importância utilizar metodologias analíticas para monitorar os principais responsáveis pelo aroma e sabor (flavor) das cervejas, visto que suas análises são relevantes para o controle de novos produtos.

Downloads

Publicado

15-12-2023

Como Citar

Franco, F. da S., Nascimento, D. D. do, & Bortoleto, G. G. (2023). ANÁLISES CROMATOGRÁFICAS DE CERVEJAS OBTIDAS COM LEVEDURAS RECICLADAS. Simpósio e Iniciação Científica Tecnológica, 1(1), 020–021. ecuperado de https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/sict/article/view/351

Edição

Seção

Artigos