Música folclórica e indústria fonográfica no Brasil do século XX: um breve panorama
Palavras-chave:
fatec, Indústria Cultural, Tecnologia Fonográfica, Música FolclóricaResumo
No início do século XX, com a emergência da rádio, do cinema e dos discos musicais, surge uma indústria cultural massificada como produto e produtora do capitalismo. O universo musical, antes difuso nas manifestações populares, começa a se transfigurar, adquirindo novas capacidades até então intransponíveis, tais como a reprodutibilidade técnica, a cópia idêntica, a materialização em exemplar físico. Frente às mudanças de paradigmas ocorridas nessa “Era dos Extremos”, advindas do avanço tecnológico, da hegemonia norte-americana, da progressiva globalização, houve, em contrapartida, uma resposta promovida por defensores das culturas locais e tradicionais. Aos poucos, foi sendo consolidada uma ideia daquilo que seria o oposto ao imperialismo cultural – o folclore. Nesse contexto, este trabalho pretende investigar como as pesquisas folcloristas foram introduzidas à produção fonográfica no Brasil, com o objetivo de traçar um breve panorama entre a indústria fonográfica brasileira do século XX e a música folclórica brasileira, e de compreender alguns limites entre preservação, apropriação e transformação cultural.