Monitoria de pesquisa de tendências em design de moda para orientação de desenvolvimento de produtos
Palavras-chave:
Tendências, Design de moda, Desenvolvimento de produtos, Tendências comportamentaisResumo
As tendências, na contemporaneidade, afetam os indivíduos, as empresas e a sociedade em geral, portanto, destaca-se a importância de entender seu conceito e aplicá-lo nas pesquisas e desenvolvimento de produtos e serviços no polo industrial da região de Franca, interior do Estado de São Paulo. O projeto da Monitoria de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (MIDTI) da FATEC Franca tem como objetivo compreender sobre o conceito de tendências e sua aplicação visando orientar empresas para desenvolvimento de produtos da indústria local (calçados, vestuário, lingerie e acessórios) para empresas e varejos de Franca e região. A princípio, a primeira etapa da monitoria busca oferecer para a comunidade e acadêmicos, Reports de Tendências comportamentais e design de moda. As ferramentas que têm por finalidade desenvolver as pesquisas de tendências são importantes instrumentos para o entendimento de possíveis padrões de consumo, visando oferecer suporte às construções de cenários futuros para materializações de produtos e serviços inovadores. Para uma articulação entre as ferramentas de construção de cenários prospectivos e o meio acadêmico, justificam-se os estudos correspondentes às pesquisas e de tendências em design de moda. Tais observações ganham o formato de reports de tendências, possibilitando o planejamento e reduzindo incertezas no mercado da moda.