O USO DAS IAS PARA A DECOLONIALIDADE NO CONTEXTO DE ELABORAÇÃO DE IMAGENS PARA CURSOS DE LÍNGUAS NA FATEC ITU; POSSIBILDADES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Decolonialidade, TecnoestéticaResumo
Considerando o uso de Inteligências Artificiais (IAs) nos processos de elaboração de cursos de Línguas na Fatec Itu — como Business English, voltado aos eixos de Gestão Empresarial e de Eventos, e English to Face Inequalities, destinado à comunidade externa —, este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os desafios e possibilidades que envolvem a criação de imagens e conteúdos representativos da diversidade. A análise parte das contribuições de Simondon (2020), fundamentais para compreender as implicações tecnoestéticas envolvidas, para tanto apoia-se também nas perspectivas de Fanon (2005) e Faustino & Lippold (2023), que discutem a decolonialidade, a discriminação algorítmica e a cibercultura respectivamente.Para tanto considera-se que, segundo Simondon (2020), a relação entre os seres humanos e os objetos técnicos é parte inseparável do desenvolvimento cultural.
