FORMAR PARA LER E INTERPRETAR: O ENSINO DE INGLÊS NO MTEC E SEUS DESAFIOS
Palabras clave:
ensino de inglês, ensino médio integrado, leitura e interpretação, formação docente, heterogeneidade em sala de aulaResumen
O Ensino Técnico Integrado ao Médio (MTEC), oferecido pelo Centro Paula Souza, autarquia do governo do estado de São Paulo, atende adolescentes entre 14 e 18 anos, em um momento decisivo de formação acadêmica e profissional. Nesse cenário, o ensino de Língua Inglesa enfrenta desafios que extrapolam as barreiras tradicionais da sala de aula, pois precisa dialogar tanto com os objetivos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e demais avaliações externas, quanto com as demandas específicas da formação técnica. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os obstáculos enfrentados pelos docentes e discentes no ensino de inglês nesse modelo educacional, com destaque para a leitura e interpretação de textos — uma competência exigida nas avaliações oficiais e no mundo do trabalho.
