EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA 4.0: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE BIG DATA

Autores/as

  • ROSANGELA APARECIDA DE QUEIROS MANDUCA Fatec Ipiranga

Palabras clave:

Inteligência Artificial na Educação, metodologias ativas, ensino de línguas no ensino superior

Resumen

O presente trabalho compartilha uma experiência docente desenvolvida na Fatec Ipiranga com discentes do curso superior tecnológico de Big Data, centrada na aplicação articulada da sala de aula invertida, metodologias ativas e ferramentas de inteligência artificial (IA) e no ensino de língua inglesa. Partindo de uma concepção crítica e emancipadora da educação freireana (FREIRE, 1996), a proposta teve como objetivo fomentar um ambiente de aprendizagem centrado no estudante, que privilegie a construção de saberes contextualizados, reflexivos e alinhados às competências exigidas pela cultura digital, pelo mundo do trabalho e à realidade digital dos discentes, conforme defendido por Moran (2015) e Bacich e Moran (2018), que ressaltam a importância da aprendizagem ativa e significativa no contexto da educação 4.0.

Publicado

2025-10-28