INGLÊS EM LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS: ATIVIDADE SOCIAL COMO PRÁTICA TRANSFORMADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • ULYSSES C. C. DIEGUES Fatec Praia Grande

Keywords:

Línguas para Fins Específicos, Atividade Social, Formação de Professores, Pesquisa Crítica de Colaboração

Abstract

O mundo moderno avança em um ritmo sem precedentes, desafiando os professores de língua inglesa a preparar seus alunos para uma realidade inter-multi-cultural em constante evolução. Esses docentes atuam como guias no vasto mar de informações e experiências, capacitando os alunos para prosperar em um mundo globalizado. Nesse contexto, o inglês consolida-se como língua franca global (Leite; Oliveira; Coura, 2020), sendo indispensável para comunicação, negócios, educação, ciência e cultura. Esta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, propõe discutir o ensino-aprendizagem da língua inglesa como Línguas para Fins Específicos (LinFE) no Ensino Superior Tecnológico. Integrar o inglês a esses currículos promove a mobilidade acadêmica e profissional, expandindo não apenas o conhecimento, mas também as formas de ser, agir e sentir o mundo (Blommaert, 2014; Liberali, 2020).

Published

2025-10-28