ENTRE CANÇÕES E CONEXÕES: A MÚSICA COMO PONTE PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Authors

  • MARIA AUXILIADORA DE FREITAS BASTOS MATIAS Fatec Cruzeiro
  • SIMONE CRISTINA MUSSIO Fatec Jahu

Keywords:

Competência Intercultural, Educação a Distância (EaD), Ensino de Espanhol, Música como Recurso Pedagógico, Tecnologias Educacionais

Abstract

A música tem se consolidado como uma ferramenta pedagógica de grande valor em todos os níveis de ensino, inclusive no superior, por sua capacidade de tornar o processo de aprendizagem mais envolvente, dinâmico e significativo. No contexto do ensino de línguas estrangeiras, como o espanhol, seu uso potencializa o desenvolvimento da compreensão auditiva, da pronúncia e do reconhecimento de expressões autênticas, além de proporcionar um contato enriquecedor com aspectos socioculturais dos países hispânicos. Partindo dessa premissa, este trabalho apresenta uma análise de exercícios disponibilizados na plataforma do curso de Gestão Empresarial – Modalidade Educação a Distância (EaD) das Fatec, estruturados pedagogicamente para contemplar tanto elementos linguísticos, quanto os contextos sociais e geográficos nos quais a língua é utilizada.

Published

2025-10-28