O modelo das Nações Unidas como aporte para o ensino de Espanhol: relato de experiência do IFMG campus Ouro Branco

Autores

  • MARIA VIRGÍNIA MACIEL JORDANA Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco

Palavras-chave:

ensino de línguas, língua espanhola, metodologias ativas, aprendizagem baseado em problemas, modelo das Nações Unidas

Resumo

Um dos desafios que os professores de idiomas estrangeiros enfrentam em suas aulas é o de criar condições semelhantes à dos falantes nativos para a prática das quatro habilidades comunicativas que garantirão ao estudante fluência e segurança ao utilizar esse mesmo idioma. Somado a esse primeiro desafio, está também o de motivar seus estudantes a se aventurar nesse novo idioma e fazer isso por meio de recortes reais da realidade de vida desses mesmos estudantes. Esses dois desafios aqui apresentados podem ser parcialmente solucionados com atividades lúdico-pedagógicas intituladas Modelo das Nações Unidas (MUNs) que simulam encontros e debates próximos aos reais da Organização das Nações Unidas (ONU). Sendo assim, essa comunicação pretende trazer o relato de experiência vivida por alunos e professores do IFMG campus Ouro Branco em Modelos de Simulação e como essa atividade tem contribuído para a formação humana integral dos nosso discentes ao mesmo tempo que possibilita o uso do idioma estrangeiro em condições próximas do real. Pretende-se também, levantar as vantagens pedagógicas da utilização dessa abordagem para o ensino das Línguas Estrangeiras. Dessa forma, a fundamentação teórica utilizada será a do Aprendizado Baseado em Problemas (ABP).

Trabalho não apresentado no congresso.

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Publicado

23-10-2023