As ideias revolucionárias de Célestin Freinet na formação docente: por uma Educação reflexiva e não mercadológica

Autores

  • LINDA CATARINA GUALDA Faculdade de Tecnologia de Itapetininga

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem, papel do professor, Ensino Cooperativo, Autonomia na Educação, Escola democrática

Resumo

Célestin Freinet buscou modificar as estruturas educacionais vigentes, pois acreditava em uma escola democrática, acessível que valorizasse e unisse conhecimento de mundo com conhecimento escolar. Sua importância na formação docente está na profundidade e no alcance de sua teoria somada à atemporalidade e pertinência de sua pedagogia. Freinet defendia os princípios do escolanovismo e a construção de uma sociedade inclusiva, que considerasse as diversidades e as individualidades dos indivíduos incentivando-os à reflexão e criticidade de modo a torná-los aptos a desenvolver seus conhecimentos no seu meio social. Isto posto, buscou-se elaborar uma análise crítica e reflexiva acerca da importância da pedagogia freinetiana na formação docente e do papel da escola frente aos desafios da modernidade na busca por uma escola que enfrente as desigualdades sociais e educacionais. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como embasamento teórico o levantamento de artigos acadêmicos, dissertações e teses acerca da temática. Concluiu-se que o pensamento freinetiano ecoa nos processos educacionais contemporâneos posto que a luta por uma educação transformadora permanece atual. Sob essa perspectiva, o legado de Freinet reflete as experiências da atualidade e os anseios da contemporaneidade que exige um indivíduo atento as quebras de paradigmas e competente a contribuir numa sociedade plural e dinâmica.

Trabalho não apresentado no congresso

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Publicado

23-10-2023