Os elementos constitutivos das redes de letramentos digitais: um estudo no Ensino Superior Tecnológico
Palavras-chave:
letramento informacional digital, letramentos em rede, elementos em rede, língua inglesa, ensino superior tecnológicoResumo
A busca de informação na Internet favorece o acesso aos diferentes elementos constitutivos das redes de letramentos digitais disponíveis online. Esses letramentos são constituídos por redes de informações advindas de textos, máquinas, mídias, habilidades, atitudes e disposições, diferentes agentes humanos que permitem a circulação, a distribuição e o uso da informação (BUZATO, 2009; 2012). O objetivo da comunicação é apresentar os elementos que compõem essa rede, a partir de um estudo experimental exploratório que versa sobre uma atividade de busca de informação em língua inglesa elaborada por estudantes do 6º semestre dos cursos de Tecnologia da Informação, com vistas à construção de um infográfico. Os registros foram gerados a partir de gravação em vídeo e áudio por meio do aplicativo oCam, que permite capturar a imagem dos participantes. Os pressupostos teóricos que orientaram a análise dos dados foram os estudos propostos por Shankar et. al. (2005) sobre letramento informacional digital, compreendido como a habilidade de acessar, avaliar e aplicar informações advindas de diferentes fontes para a construção do conhecimento, o que requer dos participantes o manejo de conteúdo multimídia como imagens, sons e textos. Os dados foram analisados à luz do modelo de busca de informação desenvolvido por Shankar et. al. (2005), o qual permite a organização dos dados em etapas individuais de busca. Algumas lacunas reconhecidas no modelo permitiram identificar os elementos constitutivos das redes de letramentos: i) estratégias de filtragem, ii) ampliação do escopo de busca pela navegação em redes sociais, recursos do Google, busca acadêmica e busca em diferentes fontes (revista, tutoriais, manuais técnicos, fóruns de discussão), iii) diferenciação de fontes relevantes, seleção de site ou imagem ou URL da informação para futura visita; iv) extração de infográfico pronto e v) produção da atividade com a utilização de softwares e recursos do pacote Office.