Os concursos públicos em instituições de Ensino Técnico e Tecnológico: um alinhamento entre os editais e a atuação dos professores de Inglês em um Instituto Federal

Authors

  • CLÁUDIA MARIA PAIXÃO MATTOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA
  • MAGALI BARÇANTE Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba

Keywords:

ensino de línguas para fins específicos, língua inglesa, formação de professores, editais de concursos públicos, Instituto Federal

Abstract

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre a formação e atuação de professores inglês de um instituto federal no tocante ao ensino de inglês para fins específicos. Amparamo-nos em Strevens (1998), Vian Jr (2015), Almeida Filho (2008), Bedin (2017), dentre outros, para tratar da formação de professores de línguas para fins específicos. A pesquisa, de natureza qualitativa, se enquadra num estudo de caso interpretativo, em que investigamos os participantes e traçamos o perfil de sua formação e sua atuação como professores da instituição. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista e a análise documental. Para efeito deste trabalho, apresentamos os resultados da análise documental, realizada com base nos editais dos concursos feitos pelos professores participantes, com o objetivo de identificar aspectos como a formação mínima requerida para participar do certame, como se desenvolveram as etapas das provas, e os temas designados para essas provas - a fim de verificar qual(is) dele(s) encontra(m)-se alinhado(s) ao ensino de línguas para fins específicos. Os dados revelam que cada professor participou de um concurso diferente, o que gerou a análise de 3 (três) editais. Observamos que estes acompanham o percurso histórico do instituto federal em questão, estabelecem para o certame a realização de prova escrita, prova didática e prova de títulos, apresentam temas para as provas (escrita e didática) com alguma proximidade do ensino de inglês para fins específicos, e um deles apresenta inconsistência quanto à formação requisitada para o candidato à vaga de professor de língua inglesa.

Published

2023-10-23