Metodologias ativas no curso AMS – Processos Gerenciais: uso de plataformas digitais em atividades para o Ensino de Línguas para Fins Específicos

Autores

  • ADÉLIA DA SILVA SARAIVA Faculdade de Tecnologia Rubens Lara

Palavras-chave:

metodologias ativas, AMS Processos Gerenciais, língua lnglesa, plataformas digitais

Resumo

O Curso Superior Tecnológico, programa AMS (Articulação Médio -Superior), consiste em programa de 5 anos, envolvendo nível médio, técnico e superior tecnológico. O ensino de Inglês faz parte da grade curricular das Escolas Técnicas. Quando estes chegam às Faculdades de Tecnologia, na grade curricular, há 190 horas anuais divididas entre Língua Inglesa I e II (1º ano – 80h, 2º ano - 80h). Geralmente, esses alunos iniciam a faculdade já com conhecimentos no idioma por conta da aprendizagem no ensino médio, mas a turma não é homogênea. Verificam-se conhecimentos que variam entre A2 e B1. Dessa forma, as atividades em sala, neste caso, foram desenvolvidas a partir de podcasts e/ou entrevistas publicados nas plataformas “6 min with BBC” e “Voice of America (VOA)”. Utilizando a sala maker da unidade de ensino, em grupos, os alunos foram trabalhando com o material de diversas formas: sala de aula invertida, rotação por estações e gamificação. O tema escolhido foi Economia por ter relação com a grade curricular do 1º ano já que, segundo Guimarães (2015), a formação em línguas precisa atender à formação cidadã e à profissional nas áreas de formação. Vocabulário e estrutura da língua são retomados nas atividades diversificadas a fim de serem incorporados ao conhecimento do aluno para o desenvolvimento da competência comunicativa e ampliação da compreensão do mundo e da área de formação profissional. Concluiu-se que a comunicação contextualizada, com metodologias ativas e plataformas digitais, a partir de tópicos da grade curricular do AMS, são ferramentas facilitadoras da aprendizagem da língua estrangeira por possibilitar a integração desses conhecimentos com os da área profissional proporcionando maior liberdade de planejamento do professor para atingir os objetivos do curso e da aprendizagem discente.

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Publicado

23-10-2023