Metodologias Ativas e material didático de inglês: percepções de graduandos acerca de suas aprendizagens

Autores/as

  • TERESINHA DE FÁTIMA NOGUEIRA Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
  • ANA MARIA PEREIRA Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
  • ANDREA MARQUES DE CARVALHO Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos

Palabras clave:

material didático, metodologia ativa, língua inglesa, discentes, percepção

Resumen

As mudanças na educação contemporânea têm refletido o reconhecimento da importância de estimularmos em nossos alunos a busca da sua autonomia, do seu protagonismo no processo de aprendizagem, levando em consideração não apenas os saberes dos conteúdos das disciplinas, mas também o desenvolvimento de novas competências, habilidades e atitudes. Consequentemente, estimula-se cada vez mais o uso de metodologias ativas, termo que passou a ser amplamente difundido com a popularização da teoria da Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. A partir dessas premissas, duas docentes dos cursos de Banco de Dados e Projetos de Estruturas Aeronáuticas de uma Faculdade de Tecnologia elaboraram um material didático a ser usado durante as aulas de língua inglesa. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento da percepção dos alunos a respeito dos resultados obtidos com esse material e verificar se tal ferramenta pedagógica potencializou ou dificultou seu desempenho e aquisição do idioma estrangeiro. Para desenvolver este estudo, ainda em fase inicial, elaboramos um questionário composto por cinco perguntas abertas junto aos graduandos dos 4º, 5º e 6º períodos dos cursos supracitados. Tal instrumento de coleta de dados possibilitou o levantamento das impressões positivas e negativas dos estudantes, bem como de sugestões para melhorar e motivar seu desempenho e sua autonomia comunicativa e investigativa. Os resultados obtidos são indícios de que o uso desses materiais favorece a comunicação e a interação dos alunos entre si e com os conteúdos e objetivos propostos nas atividades, contribuindo para o sucesso da aprendizagem. Ouvir as vozes dos discentes constitui-se em elemento fundamental para o dinamismo e o movimento constante na elaboração de material didático, além de materializar o protagonismo do aluno no processo de ensinar e aprender línguas estrangeiras.

Publicado

2023-10-23