Meme na escola: o desenvolvimento da competência midiática com gênero textual digital

Autores

  • RICARDO JOSÉ ORSI DE SANCTIS Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
  • ALÉXIA ROCHE Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
  • MARIA ALZIRA DE ALMEIDA PIMENTA Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Palavras-chave:

competência midiática, competência leitora, memes, formação de professores

Resumo

Em nosso cotidiano, nos deparamos com uma série de textos que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos específicos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnica. A essa diversidade de manifestações, damos o nome de gêneros textuais que ganham mais ênfase no plano dos estudos por serem formas essenciais que auxiliam e firmam a prática comunicativa da sociedade (MARCUSCHI, 2008). No século XX, com a terceira fase da revolução industrial, surge a internet na qual começam a circular gêneros textuais digitais multimodais como infográficos, anúncios e memes. Estes, multiplicam-se espontaneamente, adentrando contextos sociopolíticos diferentes, visando à crítica, à ironia e produzindo vários comentários nas redes sociais. A presente pesquisa, com abordagem qualitativa, tem o objetivo de, através da aplicação de uma sequência didática (momento de interferência e coleta de dados), desenvolver a reflexão sobre competência leitora e midiática em estudantes de Letras que protagonizarão o papel de prossumidores do gênero digital meme. As etapas a serem desenvolvidas serão: apresentação do gênero meme; produção coletiva do gênero com escolha temática dos participantes; reflexão sobre a produção com observação das dificuldades diagnosticadas na produção inicial; e, na última etapa, efetivação dos aprendizados com a apresentação de um plano de ensino com o gênero textual meme e o desenvolvimento da competência leitora e midiática. Nas discussões sobre o conjunto de atividades organizadas, em torno desse gênero textual, serão considerados os aspectos da competência midiática desenvolvidos por Ferrés e Piscitelli (2016), tais como linguagem, estética e ideologia. Pela própria natureza do meme: seu meio de circulação e propagação e a discussão que provoca, torna-se primordial no universo escolar, fazendo o futuro professor refletir sobre a exploração das mídias nas práticas pedagógicas, sobre leitura e produção crítica, informação ou desinformação, ou seja, promovendo a educação midiática.

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Publicado

23-10-2023