A Atividade Social nas aulas de Inglês em Língua para Fins Específicos como uma forma de ressignificar o Processo de Ensino-Aprendizagem

Autores

  • ULYSSES CAMARGO CORREA DIEGUES Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

atividade social, LinFE, ensino-aprendizagem, PCCol, ensino superior

Resumo

A língua inglesa na matriz curricular possibilita o desenvolvimento de competências que o aluno encontrará com frequência nas situações de trabalho e no diálogo entre as produções nacionais e internacionais. O desenvolvimento dessas competências, além de expandir os conhecimentos e habilidades dos alunos, pode criar atitudes e possibilidades de ser, agir, sentir e viver o mundo (LIBERALI, 2020). O objetivo desta pesquisa é discutir uma proposta de ensino-aprendizagem baseada em Atividade Social (AS) para ser desenvolvida em aulas de Línguas para Fins Específicos (LinFE), em uma Instituição de Ensino Superior Tecnológico do Estado de São Paulo. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (VYGOTSKY, 1934/2001; LEONTIEV, 1977; ENGESTRÖM, 1999) que relaciona o desenvolvimento do ser humano aos problemas sociais em contextos culturais específicos e dependentes historicamente e na Atividade Social (LIBERALI, 2009) que é compreendida como uma atividade em que os sujeitos estão em interação com outros contextos culturais e históricos. Ademais, fundamenta-se no ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) Hutchinson; Waters (1987) que tem como princípio: foco nas necessidades dos aprendizes, lacunas e desejos. A metodologia adotada baseia-se na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2007), cuja base crítico-intervencionista encontra na colaboração seu método de trabalho. Além disso, encontra na Pesquisa Qualitativa (DESLAURIERS; KÉRISIT, 2008), de cunho interpretativista e descritiva, as ferramentas metodológicas para análise e intervenção no contexto investigado. Os dados serão produzidos, em colaboração, organizado para ser discutido e analisado por meio de workshop com professores. Como resultado parcial, acreditamos que uma proposta de ensino-aprendizagem por meio da AS em LinFE é de extrema importância, pois lida com práticas sociais considerando os sujeitos engajados na transformação do mundo e do seu conhecimento.

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Publicado

23-10-2023